terça-feira, 2 de julho de 2013

SOS cabelos: saiba a importância da queratina para os fios e como recuperá-la.

||
O uso de uma chapinha aqui, a aplicação de uma coloração acolá e pronto: lá se vai a queratina e, com ela, a força e o brilho dos cabelos. Pois é, a substância é responsável por criar um escudo contra as agressões externas, além de manter a hidratação, a estrutura e o aspecto sedoso das madeixas. Por isso, para manter os cabelos bonitos, é necessário investir em sua reposição.
“Para esse diagnóstico é necessário recorrer a um profissional, que também indicará o tratamento adequado”, diz o cabeleireiro João Mata, do salão Labeau. Isso porque o excesso da queratina também pode ser prejudicial. “Em demasia, deixa os fios rígidos demais, portanto quebradiços”, alerta a cabeleireira Cidinha Lins, do Studio Lins.
Como há vários tratamentos disponíveis, Cidinha comenta alguns que podem fazer diferença no resultado e dar mais vida ao seu cabelo:
Nanoqueratização
O processo introduz nanomoléculas de queratina nas fissuras dos fios, recuperando a sua forma. Se o seu cabelo não estiver totalmente danificado, é possível recuperar a proteína em até 40 minutos. “Esse é um dos tratamentos mais usados e com ótimo resultado”, conta.

Cauterização
A cauterização só deve ser feita no salão, porque ocorre em etapas: limpeza, hidratação, carga de queratina, aquecimento com a chapinha e a finalização com silicone. “O resultado é ótimo, deixa os cabelos mais macios e brilhosos”, indica a profissional.

Plástica capilar
Essa técnica tem como principal ingrediente a queratina e também deve ser feita por um profissional. É composta de lavagem dos cabelos, banho de queratina e aplicação da chapinha para selar o produto, o que deve devolver a maciez e vida às madeixas.“Para os fios desesperados, essa é uma ótima opção”, recomenda Cidinha.

Tratamento caseiro
Se você não quer sair de casa para recuperar a queratina, a planta Babosa pode te ajudar. “Ela contém queratina em sua composição e preencherá as fissuras dos fios”, aconselha. Siga as instruções para preparar e aplicar:

Preparo
- Corte a planta no meio e tire o miolo;
- Em um liquidificador, bata o miolo com duas gotas de óleo de argã;
- Em outro recipiente, coloque 1 colher de sopa de queratina hidrolisada e misture até virar uma pasta homogênea.

Aplicação
-Lave o cabelo com um xampu da sua preferência. Depois, tire o excesso de água com uma toalha, aplique a mistura em mechas separadas e vá massageando da raiz para a ponta. Deixe agir por 15 minutos e enxague com água abundante. Fique sem lavar o cabelo por pelo menos 24 horas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

home contatos sobre extras